sábado, 25 de março de 2017

Interferência Solar - Informações Importantes


Interferência solar é um fenômeno solar bastante comum que acomete tudo que esteja ligado a telecomunicações usando satélite geoestacionário. Ele interfere nas transmissões de TV por satélite, nas comunicação entre os controladores de voo e os pilotos, em redes de telefonia e de comunicação de dados.

O que é Interferência Solar e por que acontece?

A interferência solar é um fenômeno solar, com duração de alguns minutos, em que ocorre a degradação da qualidade do serviço, ou mesmo a interrupção de uma comunicação via satélite. Ocorre em duas ocasiões do ano próximos aos equinócios de Outono e da Primavera (geralmente nos meses de ( Março e Setembro ).
O fenômeno de interferência solar em enlaces de descida de satélites geoestacionários ocorre pois os satélites movimentam-se numa órbita ao redor da Terra. A Terra, por sua vez, também movimenta-se ao redor do sol. As antenas terrestres para recepção de sinais do satélite são apontadas para o mesmo. Quando o sol fica exatamente alinhado com a antena terrestre e o satélite geoestacionário ( o sol fica exatamente atrás do satélite, quando visto da terra), ocorre o fenômeno, pois com o alinhamento exato entre o sol e a antena da estação terreste , há um aumento brutal do ruído solar captado pela antena e devido a isso uma forte degradação da relação sinal/ruído do enlace de descida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário